domingo, 12 de julho de 2009

U2 e muita, mas muita, sorte (originalmente,postado em 16/11/2005)



Caros amigos,


Este e-mail merece um certo volume de informações, sendo assim, desculpem-me pelo tamanho (demasiadamente grande) do mesmo.

As fotos foram tiradas no meu celular - desculpem-me pela qualidade e pouca definição.

Não sei se todos sabem, mas um dos pontos programados p/ nossa viagem era o show do U2, que se realizou ontem (segunda), em Miami, na American Airlines Arena.


SHOW EM ARENA VS SHOW EM ESTÁDIO

No Brasil, nossa adoração por futebol contribuiu para que os grandes espaços esportivos fossem na dimensão/formato de estádios, grandes espaços abertos. Nos EUA, além dos estádios (dos times de Futebol americano e basebol), muito se investiu em super-arenas, palco dos gdes jogos de basquete e roquei. No presente caso, a American Airlines Arena, é o palco do Miami Heat (basquete) e dos gdes concertos.

O show em uma arena é interessante pela proximidade do palco e - pelo fato de ser um espaço fechado - pela qualidade do som. Outro fato importante do ambiente fechado da arena: você escuta claramente as vozes da multidão - isso em um show do U2 é um detalhe importante.


O "DRAMA" DO INGRESSO

Quando eu estive por aqui em maio último, acabei sabendo desse show e comprei o ingresso com um ticket broker do shopping aqui de Aventura. Escolhi um ingresso em um setor de cadeiras, frontal ao palco (sendo assim, potencialmente mais distante), Como de costume no caso de broker, o ingresso estaria a minha disposição somente dias antes do show. Voltei a Miami no último dia 10 e logo fui ao shopping para buscar o ticket e, para minha surpresa, fui informado que houve um problema com os ingressos e que minha compra somente estaria disponível no sábado ou domingo (o show seria na segunda) - na verdade eles precisavam de mais tempo p/ conseguir outro. Eis que, no final da tarde de sábado, recebi um telefonema deles, fazendo a seguinte proposta: eles não haviam conseguido nenhum ingresso semelhante ao meu, sendo assim, iriam me oferecer um ingresso na pista (qualidade superior) pelo valor já pago. Eu resolvi aceitar.


THIS IS MY LUCKY DAY

Na segunda-feira, duas horas antes do show, cheguei no local, um pouco preocupado - será que o lugar era bom? Quando os potões foram abertos, fui informado que estava na fila errada e tive que ir - cada vez mais preocupado - para os fundos da arena.

Mais uma fila.

Na minha frente, havia um careca meio estranho, nas minhas costas um casal de meia idade.

Perto da entrada, o careca da frente vira para mim e para o casal e diz:

"-Eu estou acompanhando toda a Vertigo Tour, este é o meu show # 16 e tenho uma informação importante: logo na entrada, nossos ingressos serão scaneados, neste processo existe um sorteio, sendo que o ganhador recebe o direito de entrar no "PIT", a área circundada pelo palco, ou seja, no meio do show. Eu gostaria de propor que se,caso um de nós ganhe, o mesmo declare que os outros 3 estão juntos, solicitando a entrada dos outros."

Tanto eu como o casal concordamos.

Na entrada, o careca foi na frente, o ingresso dele foi scaneado e na tela de um computador (que ficava junto à cancela) apareceu escrito: general floor (piso geral).

Em seguida, minha vez: meu ticket foi scaneado e, na tela, aparece "U2 VERTIGO PIT"!!!!

Festa geral.

Falei que os outros 3 eram meus "buddies", o cara me olhou e... em 5 segundos...colocou as pulseiras que credenciam os "ViPits".

Não foi nem questão de ganhar o dia - GANHEI O ANO !!!


O LUGAR

O pit é delimitado por uma passarela em formato de círculo que, além de envolver o mesmo, abraça o palco também. A figura U2.1, em anexo, é uma foto de uma visão superior. O lugar não ficou amontoado de pessoas, havendo um civilizado espaço para circular e respirar. Optei por ficar em um canto, colado na passarela e de lá não saí.


O SHOW

Eles dão início com "City of blinding lights", seguida de "Vertigo" e "Elevation" - uma paulada. A banda está muito à vontade e relax, parecendo curtir muito a cada música - no outro show que vi, PopMart, que foi ao Brasil, eles pareciam mais "teatrais". As luzes são fantásticas: entre as músicas, eram movimentadas "cortinas" luminosas, que além de cores, projetavam animações e vídeos.

A platéia foi imbatível: o barulho dos gritos e aplausos era quase insuportável. Foi tanto barulho que, no meio do show, o Bono disse: "Eu sei por que esta é a American Airlines Arena - porque vocês soam como um fucking 747,"

O repertório contou com surpresas como "Electric Co." e "Party Girl", além de todos os clássicos. O show, para completar minha emoção, foi encerrado com "Bad".


PERTO DELES

As fotos U2.2 e U2.3, demonstram o quão perto eu fiquei - dava pra sentir o cheiro dos caras. As fotos U 2.4 e U2.5 mostram momentos do palco principal.


REGISTRO

O mais legal foi poder me valer de recursos, nunca utilizados, do meu celurar: gravações de vídeo e de áudio - que poderei mostrar pessoalmente.


CONCLUSÃO

Foi uma experiência fantástica e inesquecível.


Conto mais detalhes (dos que sobraram), pessoalmente.


Um beijo,


Ado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário