segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O Fogo Inesquecível


Fogo Inesquecível...

Quando o U2 anunciou as datas e cidades dos shows da 360˚ Tour nos EUA, houve uma grande revolta na galera do sul da Florida – o único show no estado iria acontecer em Tampa, tudo por conta de conflitos com datas de jogos de futebol. Aparentemente, a produção do show precisava de, pelo menos, 5 dias para montar o evento – entendi isso depois...

Na última sexta-feira, dia 09 de outubro, com toda a família, me mandei pra Tampa – é sempre bom voltar aos EUA, isso mesmo, pois é nessas horas que a gente se lembra que Miami não está , em mente, no mesmo país. O show foi no estádio Raymond James, o mesmo onde foi realizado o último SuperBowl, a galera estava animadíssima e a grande surpresa era o palco – uma estrutura nababesca instalada no meio do gramado.

No início da década de 90, o U2 já possuía a reputação de ser uma das melhores bandas “ao vivo” e decidiu passar a ser a banda mais inovadora na produção de shows. Para tanto, contratou o arquiteto Mark Fisher, até então um desconhecido, para desenhar o palco da Zoo TV Tour. O sucesso foi imenso e a parceria entre eles continua até agora – depois da Zoo TV o Mark acabou desenhando todos os palcos/shows do U2 e para outras bandas como os Rolling Stones, Pink Floyd, Genesis, AC/DC, etc. Mais recentemente, um dos seus feitos mais famosos: os shows de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Para esta tour, chamada 360˚, o U2 buscou diminuir a distância entre banda e platéia, sem perder a energia dos shows de estádio. O resultado é impressionante, não haviam lugares ruins, todo mundo pode ver tudo muito bem. O palco parecia uma nave espacial em formato de garras, com estruturas móveis que permitiam o giro completo da banda – além de um telão em alta definição, também circular e móvel.
A banda adentrou ao palco ao som de “Space Oddity” do David Bowie e começa o set-list com Breathe (do último CD). O show segue privilegiando músicas mais recentes (dos 3 últimos trabalhos), sempre intercalando alguns sucessos mais antigos, alguns covers (tocaram “Stand By Me” e foi maravilhoso) e uma linda surpresa: “The Unforgetable Fire”, uma das minhas músicas favoritas e raridade “ao vivo” – realmente inesquecível.
Um momento legal/curioso: no meio do show o Bono faz uma vídeo conferência com a Estação Espacial Internacional, de onde Guy Laliberté, criador do Cirque Du Soleil, trajando um “nariz de palhaço”, fez um breve relato de sua aventura espacial. Tudo é festa!

O U2 estava mais calmo, todos são cinqüentões, havia uma postura bem tranqüila e até humilde por parte da banda – talvez fruto da “proximidade” que o show queria promover.
Musicalmente poderosos e conceitualmente inovadores, eles se confirmam como a maior e melhor banda de rock que existe – e olha que sou fã dos Stones!

Fui! ... e gostei...

Ado

Obs: na minha página do YouTube (http://www.youtube.com/user/ces77) eu estarei postando alguns vídeos. O set list completo está abaixo:


Breathe
Get On Your Boots
Mysterious Ways
Beautiful Day
I Still Haven't Found What I'm Looking For / Stand By Me
Stuck In A Moment
No Line On The Horizon
Magnificent
Elevation
Until The End Of The World
The Unforgettable Fire
City Of Blinding Lights
Vertigo
I’ll Go Crazy If I Don’t Go Crazy Tonight
Sunday Bloody Sunday
MLK
Walk On

BIZZ

One / Amazing Grace
Where The Streets Have No Name
Ultra Violet (Light My Way)
With Or Without You
Moment of Surrender

Nenhum comentário:

Postar um comentário