quinta-feira, 26 de julho de 2012

Dukes of September - Hard Rock Live, 25/07/2012


Três figuras inconfundíveis, cada um com um peso específico, mas todos se nivelam muito bem no palco. A banda se chama: The Dukes of September Rhythm Reveu. Um supergrupo que junta Michael McDonald, Donald Fagen e Boz Scaggs.
O Michael McDonald é dono de uma das vozes mais inconfundíveis - um dos meus preferidos - puro soul. Ele foi descoberto pelo Steely Dan (do Donald Fagen), por quem foi convidado para ser backing-vocals e tecladista - participou das gravações de "Katy Lied", "The Royal Scam", "Aja" e "Gaucho" - seu vocal é tão inconfundível, que você consegue distingui-lo, claramente, nos backings de "Rose Darling", "Doctor Wu", "Hey 19" e outras. Eis aí o "reason why" para você ver o Donald Fagen junto ao Michael McDonald - tão natural que no meio dos 90's, criaram um show chamado New York Rock & Soul Revuem, com outros músicos - incluindo Boz Scaggs. Esse último, nunca havia participado de trabalhos conjuntos anteiros com nenhum dos dois primeiros - em comum só os sucessos nos anos 70, e nisso o Boz Scaggs se firmou bem nos EUA, onde ainda veneram sucessos como "Low Down" e "Miss Suns", no Brasil, ficou mais conhecido por sua música "We're All Alone" (gravada por ele em 1976 e depois por Rita Coolidge em 1977). Boz canta em um tom alto e anasalado, também inconfundível.
Os 3 se juntaram, novamente, já como Dukes of September, em 2010, fazendo tour regulares, todos os anos desde então - chegou a nossa vez de conferir, em um show na arena do Hard Rock Hotel & Casino.
Público do anos 80 - pois essa era a idade média. Mas todo mundo bem comportadinho - deixo claro porque nas últimas vezes eu tive surpresas com as reações dessa platéia...um perigo.
Sem firulas: assim posso dizer que foi o show. Uma banda de apoio muito competente e os 3 alternado vocais - o melhor é ver que o Michael McDonald faz muita diferença nos backing-vocals. Repertório óbvio e bom, com músicas dos 3 e muitos clássicos de outros artistas - no melhor estilo "cover chic".
Eu já havia assistido ao Michael (íntimo) e ao Donald (mais íntimo ainda) - por sinal, nascido em New Jersey, com jeitão de New York, mas SEMPRE, escrevendo músicas para Miami (mora parte do ano em Boca Raton), o Boz foi primeira vez. Valeu e muito.
O set list vai abaixo, destacando os artistas das gravações originais:

Live Intro: Drive Your Funky Soul (James Brown)
Who's that Lady (Isley Brothers)
Do you Like Good Music (Wilson Pickett)
I Keep Forgettin' (Michael McDonald)
Trouble Man (Marvin Gaye)
Kid Charlemagne (Steely Dan)
The Same Thing (Muddy Waters)
Miss Sun (Boz Scaggs)
Heard it through the Grapevine (Gladys Knight and the Pips)
You Never Can Tell (Chuck Berry)
Love's Gonna Live Here (Buck Owens)
If You Don't Know Me by Now (Harold Melvin and the Bluenotes)
What a Fool Believes (Doobie Brothers)
Hey 19 (Steely Dan)
Love TKO (Teddy Pendergrass)
Piece of my Heart (Erma Franklin)
Tell the Truth (Ray Charles)
Lowdown (Boz Scaggs)
Takin' it to the Streets (Doobie Brothers)
Reeling in the Years (Steely Dan)
Encore:
Peg (Steely Dan)
Pretzel Logic (Steely Dan)
Thank You Fallettin Me Be Mice Elf Again (Sly and Family Stone)
Them Changes (Buddy Miles) 



Um comentário: